Espaço para comunicar erros nesta postagem
A campanha Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue em todo o país, especialmente durante o inverno, período em que os estoques costumam registrar queda. Em Três Lagoas, o cenário exige atenção: o Hemonúcleo do município informou nesta quarta-feira (17) que os estoques dos tipos sanguíneos A+, A- e O- estão em níveis críticos.
Segundo a unidade, o estoque ideal para o tipo O- é de 9 a 10 bolsas por semana, mas atualmente há apenas uma disponível. Já o tipo A+, que deveria contar com 22 a 23 bolsas, possui apenas quatro unidades. A situação mais preocupante é do tipo A-, que deveria ter pelo menos quatro bolsas em estoque e, neste momento, não possui nenhuma.
Diante da baixa disponibilidade, o Hemonúcleo está convocando doadores para ajudar a recompor os estoques e garantir o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.
Quem pode doar sangue?
Segundo a assistente social do Hemosul, Jaqueline Amalia Rovari, a priori, as recomendações para quem deseja doar sangue são: estar bem alimentado, gozando de boa saúde e com disposição para realizar a doação. Ela também reforça a importância de apresentar um documento oficial com foto no momento do atendimento.
De acordo com os critérios da Rede Hemosul, podem doar sangue pessoas que:
- Apresentem documento oficial com foto;
- Tenham entre 16 e 69 anos;
- Pese no mínimo 51 quilos;
- Estejam em boas condições de saúde;
- Estejam alimentadas e descansadas;
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados e autorizados por responsável legal.
Situações que impedem ou exigem espera para a doação
Entre os impedimentos definitivos estão histórico de hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, câncer, sífilis, HIV e uso de drogas injetáveis ilícitas.
Já algumas situações exigem período de espera, como:
- Tatuagem, micropigmentação ou piercing: 1 ano;
- Gripe: 14 dias após o fim dos sintomas;
- Dengue clássica: 30 dias após a cura;
- Dengue grave: 6 meses após a recuperação;
- Transfusão de sangue: 1 ano;
- Amamentação: até um ano após o parto.
Onde doar sangue em Três Lagoas?
O Hemonúcleo de Três Lagoas integra a Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul e atende de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h.
Endereço: Rua Manoel Rodrigues Artez, nº 520, Jardim Primaveril.
A unidade reforça que uma única doação pode salvar até quatro vidas e destaca que manter os estoques abastecidos é fundamental para atender emergências, cirurgias, tratamentos oncológicos e outras situações que dependem de transfusões sanguíneas.
Publicado por:
Carlos Alberto T. Souza
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.
Saiba Mais