Planeta Notícias News

Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Notícias/Mato Grosso do Sul

União declara estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul

Portaria do MMA declara emergência ambiental em MS e favorece a contratação de brigadistas para combater incêndios.

União declara estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul entre os meses de maio e dezembro de 2022. A portaria, assinada pelo ministro Joaquim Leite, foi publicada nesta segunda-feira (21), no Diário Oficial da União.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarineli, a portaria faz parte do plano de combate a incêndios florestais no Estado, já que favorece a contratação de brigadistas que vão atuar pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) no Pantanal, em áreas de difícil acesso e em terras indígenas.

“Temos observado que esses meses (de maio a dezembro) são os mais críticos em relação aos incêndios florestais. Então, a contratação dos brigadistas, feita pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é baseada na tendência das questões meteorológicas”, explicou o coronel Catarineli.

Leia Também:

Os brigadistas são contratados por seis meses, explicou o coordenador do Prevfogo em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule. São cerca de 100 pessoas. "30 ficam no Pantanal de Corumbá e 15 em quatro brigadas indígenas, duas Kadiwéu e duas Terena, além de supervisores e agentes de manejo", contou. Para este ano, a expectativa é de que o número de combatentes aumente..

Comentários:

Veja também