Espaço para comunicar erros nesta postagem
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Setor de Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), encerrou, na última sexta-feira (24), uma importante semana de capacitação e formação continuada voltada aos educadores sociais e profissionais da Proteção Social Básica.
A atividade foi realizada no CRASE “Coração de Mãe”, mesmo local onde ocorreu a recepção e integração dos novos servidores aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo Unificado (PSU). A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer as competências técnicas e metodológicas das equipes que atuam diretamente nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município.
QUALIFICAÇÃO INTEGRADA DA REDE
A formação reuniu profissionais estratégicos para garantir um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado à população três-lagoense, entre eles:
* Educadores Sociais: responsáveis pela condução de oficinas, atividades socioeducativas, dinâmicas de grupo e mediação direta com os usuários;
* Profissionais de Apoio à Inclusão Social: atuam no suporte aos públicos prioritários, promovendo acessibilidade e inclusão;
* Pedagogos das unidades: responsáveis pelo alinhamento pedagógico dos programas e projetos desenvolvidos;
* Técnicos de Referência dos CRAS: assistentes sociais e psicólogos encarregados do acompanhamento das famílias e da articulação com a comunidade.
O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL
A semana de formação foi conduzida pelo coordenador Jair Belchior, que ministrou palestras e promoveu dinâmicas reflexivas sobre a importância do educador social e seu papel no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários no âmbito da Proteção Social Básica.
Durante os encontros, foram abordadas estratégias pedagógicas socioeducativas, metodologias de mediação de conflitos, acolhimento sem discriminação e ações voltadas ao fortalecimento da autonomia e da cidadania de crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos pela rede socioassistencial.
COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
A realização desta semana de capacitação dá continuidade ao processo de acolhimento e formação iniciado com a apresentação da estrutura da SMAS, das normas administrativas e de segurança do trabalho, além de palestras sobre Direitos Humanos e Diversidade Sexual.
A Secretaria Municipal de Assistência Social reforça que esse ciclo formativo terá continuidade nos próximos meses, com novos módulos de capacitação, garantindo o aperfeiçoamento constante das equipes e reafirmando o compromisso da Administração Municipal com uma Assistência Social cada vez mais inclusiva, ética, eficiente e comprometida com a garantia de direitos da população de Três Lagoas.
Publicado por:
Carlos Alberto T. Souza
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.
Saiba Mais