Espaço para comunicar erros nesta postagem
Na tarde desta quarta-feira (10), por meio de uma propositura do vereador Tonhão, presidente da Câmara, em parceria com o Projeto de Extensão da Universidade da Melhor Idade (UMI), polo da UNAPI/UFMS/CPTL, a prefeitura e a secretaria municipal de Assistência Social, o plenário se encheu de sabedoria: pessoas idosas com uma vasta bagagem de vida. A intenção foi promover conscientização e combate à violência contra o idoso.
Estava presente, além do vereador proponente, a vereadora Sirlene do Santos. Do programa Parlamento Jovem, estava presente a jovem vereadora Mariana Tiago, presidente do Parlamento Jovem em 2026, e ex-vereadora Sara Leite, que fez uma apresentação cultural.
O 1º Simpósio "Junho Prata" faz alusão ao dia 15 de junho, data celebrada mundialmente e instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e à campanha anual que se dedica a combater abusos contra idosos. Com o tema “Tecnologias e Ancestralidade para o enfrentamento às violências contra a pessoa idosa”, foi proferida uma palestra pelo delegado Felipe Cagliari da Rocha Soares.
Tonhão abriu o simpósio, declarando ter muito orgulho de ser o padrinho da UMI. Vanessa Casotti, coordenadora da UMI/UNAPI, falou um pouco sobre o tema da campanha esse ano: “os idosos de hoje são pessoas que não viveram com as tecnologias que temos hoje, os relacionamentos eram ao vivo. E essa ancestralidade deve se unir com as tecnologias para o enfrentamento das diversas formas de violência contra a pessoa idosa”.
Vanessa finalizou: “uma sociedade que respeita a ancestralidade, é uma sociedade que respeita as pessoas idosas, pois elas são a memória viva, que nos ajudam a compreender quem somos e quem queremos ser no futuro”.
Márcio Aurélio Oliveira, presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, reforçou a questão da negligência contra o idoso como uma das violências mais recorrentes e invisíveis na nossa sociedade, assim como a violência institucional (negar atendimento ou discriminar a pessoa idosa em um atendimento).
O secretário de Assistência Social, Fernando Garcia de Brito, afirmou que o prefeito, Doutor Cassiano Maia, ama e dá muita atenção para melhorar a vida dos idosos em Três Lagoas. “É um plantar para colher amanhã, pois amanhã, nós seremos os idosos”. Além do secretário como representante do poder executivo, estavam: André Dourado, coordenador do “Tia Nega”; Paula Santana, coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Prevenção ao Acolhimento (Empa); Marisa Cardoso, coordenadora da Gestão do Trabalho da Assistência Social; Loraine Cavassani, do Departamento de Proteção Básica; e Júlia Souza, assistente social do Apoio Técnico do Departamento de Proteção Básica.
PALESTRA
Felipe Cagliari iniciou a palestra se apresentando e relatando que a “mulher idosa” sofre duas vezes, e citou um caso da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), de Três Lagoas/MS, que chocou o país: um menor de idade abusou de uma mulher com mais de 90 anos.
“Trate a pessoa idosa como você gostaria de ser tratado nesta idade”, afirmou Felipe, que continuou: “não é sobre tratar o idoso, é sobre tratar qualquer pessoa”. O palestrante pediu desculpas: “não eram vocês [idosos] que tinham que estar aqui, hoje, ouvindo e aprendendo sobre isso. Mas sim os jovens, os adultos; àqueles que não respeitam os idosos”.
Depois, o delegado apresentou as leis e penas que protegem o idoso. Confira os slides do 1º Simpósio "Junho Prata".
Para encerrar, Felipe leu a seguinte reflexão: “A violência contra a pessoa idosa não nasce apenas na agressão, mas surge na invisibilidade. Quando ignoramos a experiência acumulada de quem vem antes de nós, enfraquecemos os laços que sustentam a sociedade. Por outro lado, quando unimos Ancestralidade e Tecnologia, criamos pontes entre gerações, fortalecendo a cidadania e ampliando a proteção. O futuro que desejamos não será construído apenas por máquinas, aplicativos ou inteligência artificial. Ele será construído pelo encontro entre a Inovação, Memória, Respeito e Dignidade. Que neste Junho Prata, possamos reafirmar que: envelhecer é um direito; viver com dignidade é um direito; e ser protegido de toda forma de violência é um direito humano fundamental. A tecnologia conecta pessoas, a ancestralidade conecta gerações”.
* O palestrante é conhecido nas áreas de Segurança Pública, Direito Público e Ação Social. Atualmente, ele atua como delegado de Polícia Civil no Estado de Mato Grosso do Sul. Felipe é formado em Direito pela AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas) com pós-graduação em Especialização em Direito Público e do Trabalho. Já atuou na DAM de Três Lagoas; coordenou o núcleo de práticas jurídicas da AEMS, prestando assistência jurídica à população carente, além de ter longa atuação na Câmara Municipal antes de ingressar na Polícia Civil. Atualmente, realiza palestras educacionais e atividades de combate à violência, como na campanha Junho Prata.
POESIA
Para encerrar o evento, o vereador Tonhão declamou uma poesia, de sua autoria, aos idosos. Trata-se da letra que inspirou a canção “Minha Três Lagoas” e fala muito sobre a ancestralidade:
Minha Três Lagoas, nestes simples versos,
Venho com carinho te homenagear.
Cidade das Águas que orgulha o Estado.
Tesouro das margens do Rio Paraná.
Teu povo enaltece teu aniversário
Contempla orgulhoso todos teus encantos.
Tu foste fundada há exatos 100 anos.
És filha de Antônio Trajano dos Santos.
Então Três Lagoas, no teu aniversário,
Receba o abraço deste filho teu.
Minha Três Lagoas, Cidade adorada,
Foste contemplada com as graças de Deus.
Nasceste pequena como conta a História,
Mas rapidamente se desenvolveu.
Grande ferrovia, que aqui passava,
Foram embarcados tantos sonhos teus.
E com a barragem, aqui construída,
Indústrias vieram, você progrediu.
Tua pecuária é joia triunfal,
Tornou-se o cartão postal do Brasil.
Papel e celulose são hoje as bases,
Servem de alicerce a um futuro viril.
Minha Três Lagoas, meu berço adorado,
Chão abençoado de riquezas mil.
Portal de entrada para o nosso Estado.
Teu verde é mais verde, teu céu mais azul.
Tu és a Cidade que hoje mais cresce
Em todo o Mato Grosso do Sul.
PROJETO DE EXTENSÃO
O Polo da Universidade da Melhor Idade (UMI), com o Programa Institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Câmpus de Três Lagoas (UFMS/CPTL) tem como principal objetivo promover o envelhecimento ativo por meio da inclusão digital, cultural e social de pessoas com 60 anos ou mais.
O projeto oferece uma série de atividades gratuitas, funcionando como um espaço de convivência, aprendizado contínuo e troca de experiências, como:
- Oficinas Formativas: Aulas práticas como as de inclusão digital (uso de smartphones e aplicativos), que ajudam na independência tecnológica.
- Atividades Físicas e Mentais: dinâmicas que estimulam o corpo e a mente para melhorar a qualidade de vida e o vigor físico.
- Educação e Cidadania: discussões focadas nos direitos humanos, qualidade de vida e autonomia da pessoa idosa.
DENUNCIE
Negligência e abandono contra a pessoa idosa é crime. Denuncie!
Ligue 0800 141 0001
ou pelo Disque 100
Publicado por:
Carlos Alberto T. Souza
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.
Saiba Mais