Secretaria de Saúde de Três Lagoas transformará a Clínica da Criança em Pronto Atendimento 24h para desafogar UPA e Hospital

Please enter banners and links.

Frente ao aumento do número de casos de Coronavírus em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anuncia uma sequência de ações que somarão na ampliação do atendimento na Rede Municipal de Saúde, dentre elas a criação de novos leitos de enfermaria Covid-19 na UPA e no Hospital Auxiliadora, bem como transformar a Clínica na Criança em um Pronto Atendimento.

Segundo a secretária da pasta, Elaine Furio, atualmente, o Hospital Auxiliadora conta com 30 leitos de UTI Covid-19, sendo que, até ontem – quinta-feira (25) – do total, apenas 5 eram mantidos pelo Ministério da Saúde, porém, agora, passam a ser 15 e, com isso, os recursos que eram empenhados pelo Município e Estado para manter esses 10 leitos de UTI (agora assumidos pelo Ministério da Saúde) serão destinados para a ampliação do número de leitos de enfermaria Covid-19.

“Hoje, infelizmente, não temos insumos, como sedativos e outros medicamentos, bem como recursos humanos, para conseguirmos aumentar ainda mais o número de UTIs Covid-19, com isso, vamos trabalhar com enfermarias e montar equipes multidisciplinares para tentar evitar com que as pessoas precisem de leitos de tratamento intensivo”, explicou.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h), também deve ganhar novos leitos de enfermaria clínica. “Tivemos um momento de pico de atendimento na UPA nesta quinta-feira (25) e causou atraso no atendimento dos pacientes e, apesar de estar normalizado, estamos fazendo o possível para evitar que isso ocorra novamente”, enfatizou Elaine.

Ainda se tratando da UPA, o local ganhou uma sala container que servirá para atender casos não urgentes de classificação azul e verde. “A ideia é evitar que pessoas com quadros leve de problema na saúde precisem entrar na UPA. São atendidas nessa sala container e já podem ser liberados de volta para as suas casas”, explica a secretária.

CLÍNICA DA CRIANÇA

Além dessas mudanças, a SMS está empenhada no processo de transformar a Clínica da Crianças em um Pronto Atendimento 24h e, com isso, desafogar ainda mais a UPA, que passa a atender apenas casos de urgência e emergência. “Esse local terá como função triar e tratar pessoas com quadro simples, ou seja, classificações azul e verde de atendimento”, comentou Elaine.

O local está sendo preparado e deve começar a operar na próxima quarta-feira (31), dependendo apenas de material mobiliário e recursos humanos que já estão sendo empenhados.

FLUXO

Tendo em vista esse novo formato, o fluxo funcionará da seguinte maneira:

Em horário comercial, ou seja, das 6h às 17h, a população pode procurar atendimento em qualquer Unidade de Saúde da Rede, no Pronto Atendimento (Clínica da Criança – a partir de quarta-feira – 31), bem como na UPA, porém nessa última, apenas casos de Urgência e Emergência.

Das 17h às 19h, a população pode procurar atendimento em umas das 5 unidades do Saúde na Hora, que são: Vila Piloto, Interlagos, Paranapungá, Santa Rita e Vila Haro. Ou, ainda, no Pronto Atendimento (Clínica da Criança Criança – a partir de quarta-feira – 31) e na UPA (Apenas casos de Urgência e Emergência).

Das 19h às 21h, o cidadão pode procurar, agora apenas em caso de suspeita de Coronavírus e Dengue, umas das Unidades Covid-19, que são: São Carlos, Vila Nova, Jardim Atenas, Santa Luzia, Maristela e Vila Alegre. E, claro, o Pronto Atendimento (Clínica da Crianças Criança – a partir de quarta-feira – 31) e na UPA (Apenas casos de Urgência e Emergência).

Após às 21h e em finais de semana e feriados, fica o atendimento restrito apenas ao Pronto Atendimento (Clínica da Crianças Criança – a partir de quarta-feira – 31), para classificação de acolhimento azul e verde, ou seja, sintomas leves e outras patologias simples e a UPA, para caso de Urgência e Emergência.

FLUXO ATUAL – SEM A CLÍNICA DA CRIANÇA

Enquanto a Clínica da Criança não se transforma em Pronto Atendimento 24h (somente a partir de quarta-feira – 31), o Fluxo é o seguinte:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *