Enfermeiros da SMS passam por treinamento para coleta do exame de citologia oncótica (preventivo)

Please enter banners and links.

Visando reduzir a incidência do câncer do colo do útero no Município, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu ontem (17), capacitação sobre coleta do exame de citologia oncótica, também conhecido como exame de Preventivo ou Papanicolau para todos enfermeiros que trabalham na Clínica da Mulher e nas unidades de saúde de Três Lagoas.

O treinamento foi ministrado pela médica ginecologista e obstetra da rede municipal, Paula Figueiredo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o método principal e mais amplamente utilizado para rastreamento do câncer do colo do útero é o Preventivo/Papanicolau (exame citopatológico do colo do útero).

Segundo a OMS, com uma cobertura no mínimo 80% da população-alvo e a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível reduzir, em média, de 60 a 90% a incidência do câncer cervical invasivo.

São considerados grupo alvo do programa de rastreamento, mulheres com vida sexual ativa de 25 a 64 anos. A diretora de saúde coletiva, Andreia Lima, reforça que “o principal objetivo da capacitação é sensibilizar e resgatar também a importância da busca ativa das mulheres que são público alvo para rastreamento do câncer do útero”.

Para a Secretária de Saúde, Elaine Furio, “A capacitação desses profissionais vem fortalecer e aprimorar ainda mais os procedimentos que já são realizados por eles na rede”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *