Até o dia 14 de novembro, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) promove a Semana Lixo Zero em todos os câmpus. A ação tem como objetivo promover a conscientização sobre a gestão de resíduos, incentivar práticas sustentáveis e engajar a comunidade na redução do desperdício em Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Serão promovidas diversas atividades, como a coleta de lixo eletrônico, criação de hortas, coleta de tampinhas, plantio de árvores, palestras e exibição de filmes e documentários temáticos sobre sustentabilidade.
Cada câmpus definirá quais tipos de resíduos serão recolhidos entre recicláveis (papel, papelão, vidro, alumínio, plástico), óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas, baterias, medicamentos vencidos e eletrônicos (como pen-drives, monitores, teclados, celulares, entre outros), e organizará os pontos de entrega voluntária para facilitar o descarte responsável desses materiais e contribuir para o manejo adequado dos resíduos.
Semana Lixo Zero
A iniciativa teve início em 2019, na Cidade Universitária. Com a criação da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável em 2021, a Semana Lixo Zero UFMS foi ampliada para todos os câmpus da Universidade e acompanha o calendário do Instituto Lixo Zero Brasil, com atividades realizadas anualmente na última semana de outubro ou na primeira semana de novembro.
Comentários: