A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informam que no dia 15/05 (domingo) foi notificado um caso de acidente com animal peçonhento (escorpião), com uma criança de 09 anos, do sexo masculino.
O acidente aconteceu dentro de um veículo onde haviam sido carregados blocos de construção. O que indica que o animal estava nos blocos e se alojou dentro do veículo.
A Vigilância de Agravos Não Transmissíveis (DANTS) da SMS esclarece que sempre que alguém for picado por escorpião, deve procurar com urgência o serviço de saúde, para que possa passar por avaliação médica e é indispensável para definição de conduta em cada caso, bem como para verificar a necessidade ou não de soro antiescorpiônico.
Caso seja indicada a utilização de soro, este insumo fica disponível no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, que é o serviço de referência para acidentes com animais peçonhentos no Município.
No caso do referido acidente, a criança procurou atendimento no hospital, recebeu assistência médica e precisou da utilização do soro. Ainda assim, como o quadro da criança se agravou, ela precisou ser transferida para Campo Grande, onde continuou recebendo cuidados médicos e segue se recuperando bem.
De acordo com dados do Entomologia o Munícipio registrou, de janeiro a abril deste ano, 72 notificações de acidente com escorpião em Três Lagoas.
Comentários: